DESCOMPASSOS IDENTITÁRIOS NO FALAR EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DAS MARCAS LINGUÍSTICAS DA INDETERMINAÇÃO DO DISCURSO EM LE

Autores

  • Solange Coelho Vereza Universidade Federal Fluminense
  • Vivian Mendes Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a222

Palavras-chave:

indeterminação, discurso, avaliatividade

Resumo

O artigo problematiza a indeterminação no discurso em língua estrangeira (VEREZA, 2002) – a distância entre o querer e o poder dizer nessa prática de linguagem. O estudo procura identificar as marcas linguísticas dessa indeterminação em produções discursivas de licenciandos brasileiros em Letras Português-Inglês, a partir do exame do fenômeno da expressividade/avaliatividade nos textos (MARTIN e WHITE, 2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Coelho Vereza, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Language and Literature in Education, pela Universidade de Londres, doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, e pós-doutorado em Linguística (USP). Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada, atuando e publicando, principalmente, nos seguintes campos: metáfora, argumentação e leitura. É professora da Universidade Federal Fluminense. Possui bolsa de Produtividade do CNPq.

Vivian Mendes Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Português-Inglês e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2008). Cursou doutorado em Letras também pela Universidade Federal Fluminense (2014), na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Linguística Funcional Sistêmica e Teoria da Avaliatividade. Realizou estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Sydney (2012). É Professora, de Língua Inglesa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

VEREZA, S. C.; LOPES, V. M. DESCOMPASSOS IDENTITÁRIOS NO FALAR EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DAS MARCAS LINGUÍSTICAS DA INDETERMINAÇÃO DO DISCURSO EM LE. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.