A EXPRESSÃO DO SUJEITO NULO EM REDAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Josilene de Jesus Mendonça Universidade Federal de Sergipe
  • Jaqueline dos Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a223

Palavras-chave:

preenchimento do sujeito, escrita escolar, sociolinguística

Resumo

O português brasileiro permite o não preenchimento da posição sujeito; no entanto, estudos linguísticos têm constatado uma tendência ao uso do sujeito expresso. Nesse sentido, visamos analisar o uso do sujeito nulo em produções escritas de estudantes do ensino fundamental. Após análise, constatamos que existe variação entre sujeito nulo e expresso, sendo as variáveis linguísticas significativas para a compreensão do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josilene de Jesus Mendonça, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Letras, bolsista da CAPES, pela Universidade Federal de Sergipe na área de concentração Estudos Linguísticos. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade – GELINS. Membro do Projeto para a História do Português Brasileiro de Sergipe – PHPB/SE. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Diversidade Linguística, pela Faculdade São Luís de França. Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe, campus Universitário Professor Alberto Carvalho.

Jaqueline dos Santos Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

mestranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe na área de concentração de Estudos Linguísticos, bolsista FAPITEC. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade – GELINS. Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

MENDONÇA, J. DE J.; NASCIMENTO, J. DOS S. A EXPRESSÃO DO SUJEITO NULO EM REDAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.