PARTICÍPIOS DUPLOS: NORMA, AVALIAÇÃO E USO ESCRITO

Autores

  • Fernanda Lima Jardim Miara Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Izete Lehmkuhl Coelho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a224

Palavras-chave:

norma linguística, variação linguística, particípios duplos

Resumo

Esta pesquisa investiga as formas de particípio regulares e irregulares, em sentenças ativas e passivas, com base em uma análise dos verbos salvar, pegar, abrir e chegar. A amostra utilizada é formada por um corpus, extraído do jornal Diário Catarinense on-line. Os resultados deste trabalho já apontam que os particípios irregulares, além de mais bem avaliados, são as formas mais frequentes na escrita do PB (MIARA, 2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Lima Jardim Miara, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é doutoranda e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística desta mesma universidade, com ênfase na área de Sociolinguística e Dialetologia. Tem experiência como professora/tutora no curso de Letras Português, na modalidade a distância (EAD/UFSC), e também como professora de português/língua estrangeira, no Centro Internacional da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), na modalidade presencial. Atualmente pesquisa sobre a variação no uso de particípios no português, especificamente no português do Brasil e no português de Portugal, com Estágio de Doutorado Sanduíche (em curso) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Izete Lehmkuhl Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Literatura e Doutora em Linguística pela mesma Universidade, com estudos de Pós-Doutorado em Linguística pela UNICAMP. É professora de Língua Portuguesa no curso de Graduação em Letras e no programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. É coordenadora regional do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (VARSUL), na agência UFSC, e coordenadora do projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC). Atua na área de Sociolinguística e Dialetologia, especialmente na língua de pesquisa Variação e Mudança Linguística, com foco em estudos sincrônicos e diacrônicos de variação na morfossintaxe e na sintaxe.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

MIARA, F. L. J.; COELHO, I. L. PARTICÍPIOS DUPLOS: NORMA, AVALIAÇÃO E USO ESCRITO. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.