A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO: O QUADRO DE POSSESSIVOS DO PORTUGUÊS

Autores

  • Leonardo Lennertz Marcotulio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Igor Sanches Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Dalila Mendes dos Santos de Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a225

Palavras-chave:

possessivos, ensino de português, materiais didáticos

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a relação entre pesquisa e ensino, no que se refere aos rearranjos operados no quadro de possessivos, observando de que forma os estudos sociolinguísticos têm sido aplicados ao ensino de português através dos materiais didáticos elaborados para o Ensino Médio e para os cursos de português como língua estrangeira (PLE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lennertz Marcotulio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da mesma instituição. É coordenador de projetos de pesquisa sobre as reorganizações do quadro pronominal na história de línguas ibero-românicas como o português, o galego e o espanhol.

Igor Sanches Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. É aluno de Iniciação Científica e se dedica ao estudo do quadro pronominal do português e da relação entre ensino e pesquisa do português como língua materna, mais especificamente no que se refere à variação entre possessivos simples e possessivos perifrásticos. É professor de português e inglês como língua estrangeira.

Dalila Mendes dos Santos de Assis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras (Português-Literaturas), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Foi aluna de Iniciação Científica durante o ano de 2013, dedicando-se ao estudo do quadro pronominal do português e da relação entre ensino e pesquisa de português como língua estrangeira, mais particularmente em relação ao sistema de possessivos simples e perifrásticos da segunda pessoa do plural. É professora de português como língua materna e de português como língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

MARCOTULIO, L. L.; PINHEIRO, I. S.; ASSIS, D. M. DOS S. DE. A RELAÇÃO ENTRE PESQUISA E ENSINO: O QUADRO DE POSSESSIVOS DO PORTUGUÊS. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.