QUANTO SIGNIFICAM AS CONSTRUÇÕES? SENTIDOS DE FORMAS DE CLASSES FECHADAS

Autores

  • Konrad SzczeÅ›niak Universidade da Silésia

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a23

Palavras-chave:

construções gramaticais, tese simbólica, distinção léxico-sintática

Resumo

Este trabalho concentra-se na questao de sentidos de construcoes gramaticais no ambito da Gramatica de Construcoes. Argumenta-se que a tese simbolica, que preve sentidos em todas as formas linguisticas, foi levada longe demais em muitas analises de construcoes gramaticais. Sentidos atribuidos a algumas construcoes na literatura cognitiva sao implausíveis — muito ricos para formas de classes fechadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Konrad SzczeÅ›niak, Universidade da Silésia

trabalhou na Universidade do Porto em Portugal e na Educational Testing Service, em Princeton NJ, Estados Unidos; atualmente trabalha no Instituto da Língua Inglesa da Universidade da Silésia, Polônia. Está interessado na aquisição de fala e organização da linguagem no âmbito da linguística cognitiva. Estuda a forma, uso e sentidos de construções gramaticais em inglês, polonês e português. É autor de publicações na área de linguística e vários artigos de divulgação científica (na Ciência Hoje). É co-redator do livro Awareness in Action. The Role of Consciousness in Language Acquisition (Editora Springer Verlag).

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

SZCZEÅ›NIAK, K. QUANTO SIGNIFICAM AS CONSTRUÇÕES? SENTIDOS DE FORMAS DE CLASSES FECHADAS. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 49, 30 dez. 2014.