GRADIÊNCIA E VARIAÇÃO NAS CONSTRUÇÕES DE FOCO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Maria Luiza Braga UFRJ
  • Diego Leite de Oliveira UFRJ
  • Elisiene de Melo Barbosa UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a313

Palavras-chave:

construções de foco, português brasileiro, variação e intercambialidade.

Resumo

Caracterizamos e exemplificamos oito diferentes tipos de construções clivadas no português brasileiro. Mostramos que as diferenças entre as construções, quanto a suas propriedades morfossintáticas, são de ordem quantitativa, o que explicaria sua potencial intercambialidade. Defendemos que algumas delas exibem um grau mais elevado de gramaticalidade e que servem a sinalização de foco em orações simples.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza Braga, UFRJ
    Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-RJ e doutora em Linguística pela Universidade da Pensilvânia-USA. Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e, posteriormente, na Universidade de Amsterdam e, também, no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. É professora no Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua dissertação e tese priorizou a abordagem variacionista. Interessa-se pelos fenômenos e processos de gramaticalização em sua interface com a Gramática das Construções.
  • Diego Leite de Oliveira, UFRJ

    Mestre em Linguística pela UFRJ e cursa atualmente o doutorado em Linguística pela mesma universidade. É professor de Língua e Literatura Russas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente investiga estratégias de focalização em russo e em português. Interessa-se por fenômenos relativos a gramaticalização e sua interface com a Gramática de construções em perspectiva tipológica.

  • Elisiene de Melo Barbosa, UFRJ

    Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora de Língua Portuguesa no Município do Rio de Janeiro. Participa de estudos na área de Linguística, com ênfase na Gramática de Construções.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

GRADIÊNCIA E VARIAÇÃO NAS CONSTRUÇÕES DE FOCO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 47, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n47a313. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43656. Acesso em: 5 dez. 2025.