EVIDÊNCIAS ACERCA DA GRAMATICALIZAÇÃO DE CONSTRUÇÕES COM O VERBO "ESPERAR"

Autores

  • Nathália Felix de Oliveira UFJF
  • Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda UFJF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a315

Palavras-chave:

Gramaticalização de construções, (Inter)subjetivação, Verbo ‘esperar”.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever os usos do verbo ‘esperar” na língua portuguesa, partindo das hipóteses de que revelariam um caminho de crescente (inter)subjetivação e de que estariam vinculados a padrões construcionais distintos. A fim de comprovar tais hipóteses, realizou-se um levantamento sincrônico e diacrônico de dados, o qual buscou indicar quais usos identificados seriam anteriores e [-(inter)subjetivos].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Felix de Oliveira, UFJF

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Linguística (2012) pela mesma instituição. Possui especialização em ensino de língua portuguesa (2009) e graduação em Letras (2008), ambas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Já atuou na área da Sociolinguística Variacionista e Educacional e realizou pesquisas sobre processamento da escrita e letramento, focalizando o trabalho com gêneros textuais e sequencia didática. Atualmente, dedica-se a pesquisa em Funcionalismo e Gramaticalização.

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda, UFJF

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Tem experiência na área de Linguística e desenvolve pesquisas em Funcionalismo, Gramaticalização, Sociolinguística Variacionista e Estudos da Tradução.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, N. F. DE; LACERDA, P. F. A. DA C. EVIDÊNCIAS ACERCA DA GRAMATICALIZAÇÃO DE CONSTRUÇÕES COM O VERBO "ESPERAR". Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.

Edição

Seção

Dossiê