FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E FRONTEIRAS POLÍTICAS: RELAÇÕES LINGUÍSTICAS E SOCIO-HISTÓRICAS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A GUIANA FRANCESA

Autores

  • Kelly Cristina Nascimento Day UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a320

Palavras-chave:

Fronteiras políticas, contato linguístico, usos sociais.

Resumo

Este artigo destaca a realidade da fronteira franco-brasileira, permeada por seus aspectos históricos e sociais, e o estudo do contato. Partindo do conceito de contato e dos fenômenos que dele advêm, elaboramos um quadro histórico, sociocultural e linguístico da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa e dos resultados desse contato na vida cotidiana dos habitantes. Para concluir, discutimos questões relativas às políticas linguísticas educativas em voga na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Nascimento Day, UFF

Professora de língua francesa do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand no Amapá. Graduou-se em Letras (Português-Frances) pela Universidade Federal do Pará, fez especialização em tradução português-francês na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, mestrado em Estudos da Linguagem pela PUC-RJ e atualmente é doutoranda na Universidade Federal Fluminense-UFF. Atuou como professora de Língua Francesa e Metodologia de ensino de Frances Língua Estrangeira (FLE) na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP – entre 2000 e 2003, na Faculdade de Macapá no período de 2005 a 2010 e na Universidade do Estado do Amapá – UEAP – de 2009 a 2011. Atua na linha de pesquisa em sociolinguística, política linguística e ensino de línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

DAY, K. C. N. FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E FRONTEIRAS POLÍTICAS: RELAÇÕES LINGUÍSTICAS E SOCIO-HISTÓRICAS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A GUIANA FRANCESA. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.

Edição

Seção

Dossiê