DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Paula Gaida Winch IFRS

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a322

Palavras-chave:

diversidade linguística, ensino, língua portuguesa.

Resumo

Analisa-se como a diversidade linguística é tratada em livro didático de português, no qual dois capítulos se destinam a ela. Neles, salienta-se que a origem étnica do falante pode manifestar-se diferentemente por: alterações morfológicas; uso de expressões estrangeiras; sotaque. Em suma, a diversidade linguística é tratada mediante atividades de identificação e de reprodução de variedades linguísticas a serem realizadas pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Gaida Winch, IFRS

Professora de Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM; Licenciada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, oralidade, livros didáticos e metodologia científica em trabalhos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

WINCH, P. G. DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: ALGUNS APONTAMENTOS. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.

Edição

Seção

Dossiê