VARIEDADE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a323Palavras-chave:
variedade linguística, ensino de italiano, competência sociolinguística.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa, cujo objetivo central foi verificar se aprendizes brasileiros, que estudam italiano em contextos de instrução formal há, no mínimo, um ano, possuem competência sociolinguística receptiva, que lhes permita identificar as variedades de italiano e os dialetos presentes em seis cenas de um filme italiano. Os resultados revelam que, no grupo pesquisado, essa competência não é suficientemente desenvolvida e sugerem que seria desejável dedicar mais espaço a esse aspecto da língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.