VARIEDADE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autores

  • Elisabetta Santoro USP
  • Graziele Altino Frangiotti USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a323

Palavras-chave:

variedade linguística, ensino de italiano, competência sociolinguística.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa, cujo objetivo central foi verificar se aprendizes brasileiros, que estudam italiano em contextos de instrução formal há, no mínimo, um ano, possuem competência sociolinguística receptiva, que lhes permita identificar as variedades de italiano e os dialetos presentes em seis cenas de um filme italiano. Os resultados revelam que, no grupo pesquisado, essa competência não é suficientemente desenvolvida e sugerem que seria desejável dedicar mais espaço a esse aspecto da língua.

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Biografia do Autor

  • Elisabetta Santoro, USP

    Docente da Área de Língua e Literatura Italiana e do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (USP), graduou-se em Letras (alemão/inglês) em Bari (Itália) e em Tradução em Heidelberg (Alemanha). É mestre em Língua e Literatura Italiana pela USP e doutora em Linguística pela mesma Universidade. Seus principais interesses de pesquisa são: a indissociabilidade entre o ensino de língua e de literatura, a aquisição de segundas línguas e sua relaçao com o ensino/aprendizagem, a pragmática interlinguística e intercultural e a semiótica narrativa e discursiva. Entre suas mais recentes publicações: “Después de Krashen: reflexiones sobre el modelo del input comprensible”, Buenos Aires/Florença, 2011 e “Tradução e ensino de línguas estrangeiras”, Cad. de Tradução, UFSC/2011.

  • Graziele Altino Frangiotti, USP
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo (prazo para conclusão: jan/2014) e bolsista CAPES. Atualmente, estuda a presença de material para o desenvolvimento da competência sociolinguística em livros didáticos para o ensino do italiano como língua estrangeira. Graduou-se em Letras (portugues/italiano) na Universidade Estadual Paulista (UNESP), no ano de 2009.

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

VARIEDADE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 47, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n47a323. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43667. Acesso em: 5 dez. 2025.