ATENUAÇÃO E IMPOLIDEZ COMO ESTRATÉGIAS ESTILÍSTICAS EM CONTEXTO DE ENTREVISTA TELEVISIVA

Autores

  • Anna Christina Bentes UNICAMP
  • Beatriz Ferreira-Silva UNICAMP
  • Rafaela Defendi Mariano UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a326

Palavras-chave:

estilo, impolidez, atenuação, entrevista televisiva.

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo explorar a manipulação estilística de recursos textuais e discursivos por parte do rapper Mano Brown, em uma entrevista concedida ao programa Roda Viva, no ano de 2007. Para tanto, serão analisados os recursos textuais-discursivos que promovem a um só tempo a atenuação de seu estilo discursivo, marcado pela contraposição e pela exibição de um centro de valor comprometido com o olhar ‘de dentro” da periferia, mas também a exibição e a manutenção dos conflitos entre as perspectivas sobre a periferia por meio do uso de estratégias de impolidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Christina Bentes, UNICAMP

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, Berkeley (2006). Atualmente é professora do Departamento de linguística da Universidade Estadual de Campinas. Seu Grupo de Pesquisa no CNPq intitula-se “Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de interações, gêneros do discurso e estilos linguísticos”. Atua nas áreas de Sociolinguística, linguística do Texto e do Discurso e linguística Aplicada. Seus principais temas de pesquisa são o fenômeno de narratividade, as práticas de linguagem nos contextos sociais, os gêneros do discurso e os estilos de fala. Organizou, com Fernanda Mussalim a coleção “Introdução a linguística”, volumes 1, 2 e 3, e com Ingedore Koch e Edwiges Morato, a obra “Referenciarão e Discurso”. É autora do livro didático “Linguagem: práticas de leitura e escrita”, volume 2, e é coautora, com Ingedore Koch e Mônica Cavalcante, da obra “Intertextualidade: diálogos possíveis”.

Beatriz Ferreira-Silva, UNICAMP

Graduada em linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem, na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da mesma universidade. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/PIBIC, desenvolvendo sua pesquisa com dados de interação face a face, sobre a questão do tópico discursivo e sua relação com processos de referenciarão. Tem como áreas de interesse a linguística Textual e a Sociolinguística. Participa do grupo de pesquisa É nóis na fita: a formação de um registro e a elaboração de estilos no campo da cultura popular urbana paulista (Fapesp Processo No. 08369-8), sob coordenação da Profa. Dra. Anna Christina Bentes.

Rafaela Defendi Mariano, UNICAMP

Graduada em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da mesma universidade. Tem como áreas de interesse a Sociolinguística e a Linguística Textual, principalmente no que se refere as questões de estilo e registro popular, tópico discursivo e marcadores discursivos. Durante a graduação, realizou duas pesquisas de Iniciação Científica (financiadas pelo CNPQ/Pibic e Fapesp), ambos sob orientação da Professora Doutora Anna Christina Bentes (Unicamp). Também integra os grupos de pesquisa É nóis na fita : a formação de um registro e a elaboração de estilos no campo da cultura popular urbana paulista (Fapesp Processo No. 08369-8), sob coordenação da Profa. Dra. Anna Christina Bentes e “Cognição, Interação e Significação” (COGITES), sob coordenação da Profa. Dra. Edwiges Maria Morato (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

BENTES, A. C.; FERREIRA-SILVA, B.; MARIANO, R. D. ATENUAÇÃO E IMPOLIDEZ COMO ESTRATÉGIAS ESTILÍSTICAS EM CONTEXTO DE ENTREVISTA TELEVISIVA. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.

Edição

Seção

Dossiê