PROCESSOS DE CRIAÇÃO LEXICAL NA GÍRIA PERUANA: O CASO DO FLOREO VERBAL

Autores

  • Thayssa Taranto Ramírez UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a327

Palavras-chave:

língua espanhola, argot, floreo verbal.

Resumo

Este artigo tem por objetivo conceituar e delimitar o chamado floreo verbal, fenômeno de caráter gírio (isto é, relativo ao argot, a gíria) empregado pelos falantes de jeringa, a gíria juvenil peruana. Discutiremos a validade das demais nomenclaturas existentes, por que os falantes recorrem a esse processo de criação lexical e, com base nos dados do corpus, demonstraremos como o fenômeno funciona na língua espanhola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thayssa Taranto Ramírez, UFF

    Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História e especialização em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas pela mesma universidade. Seus temas de interesse são Teoria e análise linguística, Fonologia não-linear, Teoria da Otimalidade, Linguística Cognitiva e Estudos do Léxico em geral.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

PROCESSOS DE CRIAÇÃO LEXICAL NA GÍRIA PERUANA: O CASO DO FLOREO VERBAL. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 47, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n47a327. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43671. Acesso em: 5 dez. 2025.