INTERFACE MORFOLOGIA-FONOLOGIA: TEORIAS, ABORDAGENS E TEMAS

Autores

  • Carlos Alexandre Gonçalves UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a328

Palavras-chave:

morfologia, fonologia, interface.

Resumo

Neste artigo, descrevemos os modelos teóricos para o tratamento da interface morfologia-fonologia na linguística contemporânea até o advento da teoria da otimalidade, no início da década de 1990. Ao focalizar a diferença entre as propostas uni e bilaterais de interação desses dois níveis, apresentamos alguns fenômenos do português que podem ser abordados nessa interface.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Gonçalves, UFRJ

Professor Associado III da Faculdade de Letras da UFRJ, com pós-doutoramento, subvencionado pelo CNPq, em interface morfologia-fonologia (UNICAMP). Autor dos livros “Iniciação aos estudos morfológicos: flexão e Derivação em português” (Ed. Contexto, 2011), “Introdução a Morfologia Não-linear” (Ed. Publit, 2009) e “Otimalidade em foco: morfologia e fonologia do português” (Ed. Publit, 2009). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000. Coordenador do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do português).

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

GONÇALVES, C. A. INTERFACE MORFOLOGIA-FONOLOGIA: TEORIAS, ABORDAGENS E TEMAS. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.