O PROBLEMA DO HERÓI BRASILEIRO: “O GUARANI’ NA LITERATURA E NOS QUADRINHOS

Autores

  • Pascoal Farinaccio UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a33

Palavras-chave:

José de Alencar, O Guarani, Histórias em Quadrinhos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contradições estéticas e ideológicas implicadas na representação literária do herói genuinamente brasileiro no romance O Guarani, de José de Alencar, bem como em sua representação gráfica na adaptação feita da obra para a linguagem das histórias em quadrinhos. Questiona-se aqui um contexto sociocultural profundamente marcado pelo complexo de inferioridade advindo de sua história colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascoal Farinaccio, UFF

Graduado em Letras / Português pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor associado de literatura brasileira no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária, literatura comparada, prosa de ficção contemporânea, Oswald de Andrade, Glauber Rocha, relações entre discurso literário, cinema e fotografia. Desenvolve projeto de pesquisa intitulado Mundos Crepusculares no Brasil e na Itália: A Menina Morta, de Cornelio Penna e Il Gattopardo, de Lampedusa / Visconti; , no qual investiga em perspectiva comparada o tema da decadência das aristocracias no romance italiano e em sua versão cinematográfica, e no romance brasileiro com apoio em fotografias de fazendas de café e escravos em fins do século XIX. Publicou os livros Serafim Ponte Grande e as Dificuldades da Crítica Literária(Ateliê Editorial, 2001) e Oswald Glauber: Arte, Povo, Revolução (Eduff, 2012).

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

FARINACCIO, P. O PROBLEMA DO HERÓI BRASILEIRO: “O GUARANI’ NA LITERATURA E NOS QUADRINHOS. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 50, 9 ago. 2015.