«ART» & FLE

Autores

  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a331

Palavras-chave:

texto literário, aprendizagem, língua estrangeira.

Resumo

Este artigo apresenta um percurso para explorar em cursos de FLE os múltiplos sentidos do texto literário. Parte-se da premissa de que as expectativas do leitor (como aquelas ligadas ao gênero) e suas referências culturais são centrais para transformar o aprendiz em leitor crítico e autônomo. A noção de pré-leitura (Cuq e Gruca) é aqui fundamental, como se mostrará pela exegese de uma aula de FLE sobre «Art» de Yasmina Reza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, UNIFESP

    Professora adjunta na área de língua e literatura francesa do departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Possui mestrado e doutorado em Língua e Literatura Francesa pela USP (2000 / 2008), atuando na área de Letras, com ênfase em FLE, literaturas francesa e brasileira. Sua pesquisa atual está voltada para gêneros textuais e ensino do FLE (com ênfase em textos literários) bem como para a compreensão dos mecanismos de incorporação da cultura francófona pela cultura brasileira.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

«ART» & FLE. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 47, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n47a331. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43676. Acesso em: 7 dez. 2025.