«ART» & FLE

Autores

  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a331

Palavras-chave:

texto literário, aprendizagem, língua estrangeira.

Resumo

Este artigo apresenta um percurso para explorar em cursos de FLE os múltiplos sentidos do texto literário. Parte-se da premissa de que as expectativas do leitor (como aquelas ligadas ao gênero) e suas referências culturais são centrais para transformar o aprendiz em leitor crítico e autônomo. A noção de pré-leitura (Cuq e Gruca) é aqui fundamental, como se mostrará pela exegese de uma aula de FLE sobre «Art» de Yasmina Reza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, UNIFESP

Professora adjunta na área de língua e literatura francesa do departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Possui mestrado e doutorado em Língua e Literatura Francesa pela USP (2000 / 2008), atuando na área de Letras, com ênfase em FLE, literaturas francesa e brasileira. Sua pesquisa atual está voltada para gêneros textuais e ensino do FLE (com ênfase em textos literários) bem como para a compreensão dos mecanismos de incorporação da cultura francófona pela cultura brasileira.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

GHIRARDI, A. L. R. «ART» & FLE. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 dez. 2013.