DESCONSTRUINDO AS COISAS AQUI EMBAIXO: LOBO ANTUNES, LINGUAGEM E GUERRA

Autores

  • Rodrigo Ordine UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a35

Palavras-chave:

Desconstrução, Afasia, Guerra

Resumo

Este artigo discute, via desconstrução derridiana, o romance de António Lobo Antunes, Boa tarde às coisas aqui embaixo (2003), com base em sua violência semântica, estrutural e temática. Tem-se como hipótese que a violência textual do romance, permeada por significantes silenciosos e/ou afásicos, aponta para um debate sobre as potencialidades de uma narrativa cuja temática de ordem autoritária procura ressignificar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ordine, UNILAB

    Graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-2002) e Mestrado em Letras (Estudos da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2005), quando pesquisou intersecções literárias entre Brasil e África, tendo como pano de fundo teorias da pós-colonialidade e processos de construção de identidades. Obteve Doutorado em Letras (Estudos da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2012), propondo um estudo inter-relacional entre literatura, estudos da memória e sociologia do conhecimento. Atualmente, como professor adjunto da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), desenvolve pesquisas nas áreas de literaturas africanas, literaturas em língua portuguesa, teorias da memória e autobiografia, e construtivismo social.

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

DESCONSTRUINDO AS COISAS AQUI EMBAIXO: LOBO ANTUNES, LINGUAGEM E GUERRA. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 25, n. 50, 2015. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2015n50a35. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43696. Acesso em: 5 dez. 2025.