DESCONSTRUINDO AS COISAS AQUI EMBAIXO: LOBO ANTUNES, LINGUAGEM E GUERRA

Autores

  • Rodrigo Ordine UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a35

Palavras-chave:

Desconstrução, Afasia, Guerra

Resumo

Este artigo discute, via desconstrução derridiana, o romance de António Lobo Antunes, Boa tarde às coisas aqui embaixo (2003), com base em sua violência semântica, estrutural e temática. Tem-se como hipótese que a violência textual do romance, permeada por significantes silenciosos e/ou afásicos, aponta para um debate sobre as potencialidades de uma narrativa cuja temática de ordem autoritária procura ressignificar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ordine, UNILAB

Graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-2002) e Mestrado em Letras (Estudos da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2005), quando pesquisou intersecções literárias entre Brasil e África, tendo como pano de fundo teorias da pós-colonialidade e processos de construção de identidades. Obteve Doutorado em Letras (Estudos da Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio-2012), propondo um estudo inter-relacional entre literatura, estudos da memória e sociologia do conhecimento. Atualmente, como professor adjunto da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), desenvolve pesquisas nas áreas de literaturas africanas, literaturas em língua portuguesa, teorias da memória e autobiografia, e construtivismo social.

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

ORDINE, R. DESCONSTRUINDO AS COISAS AQUI EMBAIXO: LOBO ANTUNES, LINGUAGEM E GUERRA. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 50, 9 ago. 2015.