CECÍLIA MEIRELES E O CANTO DO ROMANCEIRO EM MEMÓRIA AOS INCONFIDENTES MINEIROS

Autores

  • Ana Paula Prado Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade Braz Cubas
  • Manoel Francisco Guaranha Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a40

Palavras-chave:

Cecília Meireles, poesia brasileira, análise do discurso

Resumo

Neste trabalho, pretende-se analisar o poema Romance XLIX ou de Cláudio Manuel da Costa” do livro Romanceiro da Inconfidência (1953), romance dedicado a um dos principais nomes da Inconfidência Mineira, Cláudio Manuel da Costa (1729-1789). Pretende-se destacar as relações interdiscursivas entre história e literatura por meio do diálogo entre as diversas vozes que o enunciador põe em conflito no poema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Prado, Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade Braz Cubas

    Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP (Julho de 2013), sob orientação do Professor Doutor Manoel Francisco Guaranha da Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Aluna pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Braz Cubas – SP (Conclusão em outubro de 2014).

  • Manoel Francisco Guaranha, Universidade Cruzeiro do Sul

    Graduado em Letras - Licenciatura Plena Português e Inglês - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1990), mestrado em Letras - Literatura Portuguesa - pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras -Literatura Portuguesa - pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente, é professor de Literatura Portuguesa, no curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL, instituição em que integra o corpo permanente do mestrado em Linguística, cuja área de concentração é Teoria e práticas discursivas: leitura e escrita ; é professor concursado das disciplinas de Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial da FATEC Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, unidades Santo André e Ipiranga. Tem experiência na área de Letras e já atuou nas seguintes disciplinas: Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Teoria Literária, Literatura Infanto-Juvenil, Comunicação e Expressão, Comunicação Oral e Gráfica e Análise do Discurso. No mestrado da UNICSUL, ministra a disciplina de Teorias e Práticas de Leitura. Participou, ainda, do Projeto Ler e Escrever , da Secretaria da Educação do Município de São Paulo, em parceria com o Centro Universitário São Camilo, supervisionando e capacitando os alunos da área de Letras que faziam estágio nas escolas públicas municipais.

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

CECÍLIA MEIRELES E O CANTO DO ROMANCEIRO EM MEMÓRIA AOS INCONFIDENTES MINEIROS. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 25, n. 50, 2015. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2015n50a40. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43728. Acesso em: 5 dez. 2025.