A “VIA CRUCIS’ FEMININA NO PLANETA MINAS: RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO NA LITERATURA DE FERNANDO GABEIRA

Autores

  • Tânia Maria de Oliveira Gomes UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a42

Palavras-chave:

discurso, memória discursiva, contexto

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o livro de Fernando Gabeira, Sinais de Vida no Planeta Minas, obra que se destaca pela literatura engajada e pelo antagonismo aos mecanismos de escamoteação social. Neste ensejo, o presente texto se vale de um referencial bibliográfico calcado na Análise do Discurso, linha propícia ao fornecimento dos subsídios teóricos necessários para o exame do corpus selecionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria de Oliveira Gomes, UFMG

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), Pós-Graduação, em Revisão de Texto, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e mestrado (CAPES/ DS), em Estudos Linguísticos, pela Faculdade de Letras (Fale), da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Análise do Discurso (2014). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Fale - UFMG, com o fomento da CAPES/DS.

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

GOMES, T. M. DE O. A “VIA CRUCIS’ FEMININA NO PLANETA MINAS: RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO NA LITERATURA DE FERNANDO GABEIRA. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 50, 9 ago. 2015.