A análise gramatical e a explicação de textos

Autores

  • José Carlos de Azeredo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a445

Palavras-chave:

Língua e conhecimento, ensino da língua, explicação de textos.

Resumo

A língua que falamos é um domínio de conhecimento e de expressão que reflete, em contraponto radical, duas formas de estar no mundo: como quem repete e como quem cria. Podemos ter com a linguagem um relacionamento de sujeição às fórmulas prontas, contentando-nos com a repetição de um discurso aprendido, ou podemos aceitar o desafio de observar o funcionamento desse mesmo discurso e apropriarmos dos meios de colocar a língua a serviço de nossa criatividade e de nossas descobertas. Defende-se neste ensaio a segunda alternativa, como meio de oferecer aos estudantes uma real perspectiva de alargamento dos horizontes intelectuais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos de Azeredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor pela UFRJ e pós-doutor pelo LAEL da PUC-SP. Docente aposentado da UFRJ, atualmente é professor associado do Instituto de Letrasda UERJ. É bolsista do programa Prociência (FAPERJ-UERJ) e Pesquisador 2 do CNPq. Coordenou o Mestrado emLín­gua Portuguesa da UERJ no biênio 1999-2000 e organizou os volumes Língua Portuguesa emDebate (Vozes: 2000) e Letras e Comunicação: uma parceria no ensinode língua portuguesa (Vozes: 2001). Participou da elaboraçãodo Minidicionário Caldas Aulete (Nova Fronteira: 2004), como consultorgramatical e redatorde “Uma pequena gramática”, integrante do referido volume. É autor de Iniciação à sintaxe do português (1990); de Fundamentos de gramática do por­tuguês (2000) e de Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos(2007), publicados por J.Zahar Editor. Em 2008, organizou e supervisionou a edição de Escrevendo pela nova ortografia, publicado pela Publifolha em parceria com o Instituto Antônio Houaiss. Também são frutos dessa parceria outras três obras: Gramática Houaiss da Língua Portuguesa (2009) Gramática comparativa Houaiss: quatro línguas românicas (2010) – cuja redação dividiu com Ana Ma­ria Brito (Universidade do Porto), Birger Lohse (Universidade de Copenha­gue) e Godofredo de Oliveira Neto (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – e Dicionário Houaiss de conjugação de verbos (2012).

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

AZEREDO, J. C. DE. A análise gramatical e a explicação de textos. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul. 2013.