A análise gramatical e a explicação de textos
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a445Palavras-chave:
Língua e conhecimento, ensino da língua, explicação de textos.Resumo
A língua que falamos é um domínio de conhecimento e de expressão que reflete, em contraponto radical, duas formas de estar no mundo: como quem repete e como quem cria. Podemos ter com a linguagem um relacionamento de sujeição às fórmulas prontas, contentando-nos com a repetição de um discurso aprendido, ou podemos aceitar o desafio de observar o funcionamento desse mesmo discurso e apropriarmos dos meios de colocar a língua a serviço de nossa criatividade e de nossas descobertas. Defende-se neste ensaio a segunda alternativa, como meio de oferecer aos estudantes uma real perspectiva de alargamento dos horizontes intelectuais e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.