A visada do contemporâneo sobre a tradição: uma troca de olhares

Autores

  • Roberta Kelly Paiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a446

Palavras-chave:

contemporâneo, tradição, literatura.

Resumo

Pensar as tendências dos estudos contemporâneos sobre literatura implica, entre outras coisas, pensar o próprio conceito de contemporaneidade. Isto é, implica refletir sobre sua constituição histórica, características, preceitos teóricos e sua configuração na literatura. Em uma palavra, e por mais paradoxal que possa parecer, implica também pensar a tradição. É a essa reflexão teórica que convidamos o leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Kelly Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mi­nas Gerais (2006 – Habilitação: Licenciatura em Português/ Francês) e Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição (2010 - Área de Concentração: Teoria da Literatura), atualmente é doutoranda em Literatura Comparada pelo Pós-Lit (ainda na Faculdade de Letras da UFMG), no segundo ano do curso (orientação: Profa. Dra. Márcia Arbex). Seu interesse de pesquisa con­centra-se nos seguintes temas: literatura e dança, inteartes, intermidialidade, literatura francesa. Publicações de artigos em revistas eletrônicas: “O Fauno de Mallarmé e o mito de Pã e Siringe: olhares cruzados” (número 7 da Inventário, UFBA) e “O universo do grotesco e do monstruoso retratado no Ciclope de Eurípides e na Centauromaquia de Ovídio” (número 3 da Nuntius Antiquus, UFMG).

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

PAIVA, R. K. A visada do contemporâneo sobre a tradição: uma troca de olhares. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul. 2013.