Rotas horizontais: caminhos da crítica literária latino-americana do presente

Autores

  • Ariadne Costa da Mata Universi­dade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a447

Palavras-chave:

Horizontalidade, Estudos Literários, Contemporaneidade.

Resumo

Nos últimos anos, a tendência à horizontalidade se tornou visível, particularmente, nos movimentos sociais, mas também além deles. Ela indica uma nova arquitetura das organizações humanas e pede mudanças no modo como o conhecimento é produzido e organizado. Mais que uma simples eliminação de fronteiras entre campos antes distinguíveis, a horizontalidade implica a descentralização e disseminação do poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Costa da Mata, Universi­dade Estadual da Paraíba

Professora de literaturas hispânicas na Universi­dade Estadual da Paraíba desde 2010. Exerceu por um ano e meio o cargo de professora visitante e, desde agosto de 2011, faz parte do quadro efetivo. É doutora em Estudos da Literatura pela PUC-Rio (2009), com tese na área de literatura latino-americana. Durante o doutorado, realizou estágio no Depart­mento de Romance Languages da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, e participou do intercâmbio entre a PUC-Rio e a Universidade de Rosario, Argentina. É mestre em Inglês, com dissertação na área de estudos de cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Com outros colegas, organizou Nós-Otros: diálogos literários entre o Brasil e a América hispâ­nica. Sua área de pesquisa atualmente é a narrativa e a crítica literária e cultural contemporâneas na América Latina.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

MATA, A. C. DA. Rotas horizontais: caminhos da crítica literária latino-americana do presente. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul. 2013.