Língua, literatura e teoria em Georges Perec

Autores

  • Jacques Fux Universidade de Harvard
  • Henrique Lee Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a448

Palavras-chave:

espaço, ficção, Georges Perec, classificação.

Resumo

O presente artigo aborda algumas relações possíveis entre espaço e literatura na obra do escritor francês Georges Perec, da qual se toma como ponto de referência primordial o livro Espèces d’espaces, publicado em 1974. A partir desta obra – e de uma observação em sua contracapa, na versão em inglês, na qual afirma que esta se trata de uma obra não ficcional – procura-se refletir a respeito dos deslocamentos que a estrutura narrativa do texto propicia sobre o estatuto do ficcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Fux, Universidade de Harvard

Pesquisador visitante no Department of Romance Languages and Literatures na Universidade de Harvard. Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Literatura Comparada pela Universi­dade Federal de Minas Gerais e em Literatura Francesa pela Université Char­les de Gaulle, Lille 3. Autor dos livros: “Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO” Tradição Planalto 2011 e “Antiterapias” Scriptum, 2012.

Henrique Lee, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFMT, Psicólogo, professor do programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem -MeEL/UFMT, Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Comparada pela UFMG, com período de estágio como pesqui­sador associado na University of California at Irvine, onde realizou pesqui­sa no arquivo de Jacques Derrida com financiamento da CAPES.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

FUX, J.; LEE, H. Língua, literatura e teoria em Georges Perec. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul. 2013.