O lugar da teoria no ensino da literatura: uma reflexão sobre as especificidades da literatura e as escolhas dos professores

Autores

  • Érica Cristina dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / redes estadual e municipal de ensino no município de Itabirito – MG
  • Marta Passos Pinheiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a450

Palavras-chave:

teoria da literatura, práticas docentes, escolhas literárias.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre as especificidades da literatura e as escolhas literárias dos professores. Partimos do pressuposto de que a dificuldade de definir literatura influencia tanto a seleção de textos realizada pelos professores quanto à forma como os textos são trabalhados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Érica Cristina dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / redes estadual e municipal de ensino no município de Itabirito – MG
    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua como professo­ra nas redes estadual e municipal de ensino no município de Itabirito – MG.
  • Marta Passos Pinheiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Uni­versidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Univer­sidade Federal de Minas Gerais. É professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), lecionando no Ensino Médio, na Graduação em Letras e no Mestrado em Estudos de Linguagens. Vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

O lugar da teoria no ensino da literatura: uma reflexão sobre as especificidades da literatura e as escolhas dos professores. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 46, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n46a450. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43763. Acesso em: 5 dez. 2025.