O lugar da teoria no ensino da literatura: uma reflexão sobre as especificidades da literatura e as escolhas dos professores

Autores

  • Érica Cristina dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / redes estadual e municipal de ensino no município de Itabirito – MG
  • Marta Passos Pinheiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a450

Palavras-chave:

teoria da literatura, práticas docentes, escolhas literárias.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre as especificidades da literatura e as escolhas literárias dos professores. Partimos do pressuposto de que a dificuldade de definir literatura influencia tanto a seleção de textos realizada pelos professores quanto à forma como os textos são trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Cristina dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) / redes estadual e municipal de ensino no município de Itabirito – MG

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua como professo­ra nas redes estadual e municipal de ensino no município de Itabirito – MG.

Marta Passos Pinheiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Uni­versidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Univer­sidade Federal de Minas Gerais. É professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), lecionando no Ensino Médio, na Graduação em Letras e no Mestrado em Estudos de Linguagens. Vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

SANTOS, ÉRICA C. DOS; PINHEIRO, M. P. O lugar da teoria no ensino da literatura: uma reflexão sobre as especificidades da literatura e as escolhas dos professores. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul. 2013.