Pesquisa quantitativa e qualitativa em Sociolinguística: dadaísmo metodológico?

Autores

  • Caroline Rodrigues Cardoso Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a451

Palavras-chave:

Sociolinguística, metodologia, pesquisa quali-quanti.

Resumo

A confluência entre pesquisas quantitativas e qualitativas na Sociolinguística é um dadaísmo metodológico? O cerne da discussão aqui não é a epistemologia, pois parto do pressuposto de que a Sociolinguística estuda a língua atrelada ao social. Busco demonstrar que o enfoque metodológico depende da pergunta de pesquisa, ou seja, do tema a respeito do qual se desenvolve uma tese.

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Biografia do Autor

Caroline Rodrigues Cardoso, Universidade de Brasília

Doutora e mestra em Linguística pelo PPGL/UnB. É especialista em Língua Portuguesa pela Universo e em Edu­cação Continuada e a Distância pela UnB, bacharela e licenciada em Letras Português pela UnB. Atua no magistério há 17 anos, com experiência do ensino básico ao superior, inclusive em pós-graduação, tanto em instituições públicas, como em particulares. Atualmente atua na Secretaria de Educação do DF como coordenadora pedagógica na Gerência de Educação Básica da Coordenação de Ensino do Recanto das Emas. Participou da equipe de tra­dução do clássico livro de William Labov, Padrões Sociolinguísticos (2008), e da organização do livro Leitura e Mediação Pedagógica (2012), os dois pela Parábola Editorial.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

CARDOSO, C. R. Pesquisa quantitativa e qualitativa em Sociolinguística: dadaísmo metodológico?. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul. 2013.