A modalização deôntica no artigo de opinião: força ilocutória regulada pelo contexto enunciativo

Autores

  • Alcione Tereza Corbari Uni­versidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a454

Palavras-chave:

modalização deôntica, artigo de opinião, força ilocutória.

Resumo

Este artigo nasce da necessidade de propor uma descrição dos elementos deônticos, considerando sua atuação no artigo de opinião. Nesse contexto enunciativo, verificam-se nuances da modalização deôntica que podem ser compreendidas dentro dos polos possibilidade- -necessidade, tendo em conta a relação que o produtor do texto estabelece com seu texto e com o interlocutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione Tereza Corbari, Uni­versidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Assistente do curso de Letras da Uni­versidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, campus de Cascavel. É Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Faz Doutorado, com término previsto para 2013, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia/UFBA (Orientado­ra: Iracema Luiza de Souza; Co-orientadora: Aparecida Feola Sella).

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

CORBARI, A. T. A modalização deôntica no artigo de opinião: força ilocutória regulada pelo contexto enunciativo. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul. 2013.