Literatura infantil: entre a infância, a pedagogia e a arte

Autores

  • Lucila Bonina Teixeira Simões Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / rede municipal de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n46a455

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Teoria, Infância.

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir dois conceitos fundamentais para a teoria e a crítica da literatura infantil: a concepção de criança sobre a qual se constroem as obras infantis e a função social atribuída à literatura infantil. O texto analisa como importantes teóricos da literatura infantil brasileiros trataram da questão e como as diferentes concepções de infância determinaram o percurso da literatura infantil no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucila Bonina Teixeira Simões, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / rede municipal de Manaus
    Graduada em Licenciatura Plena em Le­tras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. Especia­lista em Coordenação Pedagógica pela mesma Universidade. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em que desenvolve a pesquisa Literatura infan­tojuvenil: compondo um panorama da produção amazonense, sob a orientação da Profª Drª Juciane Cavalheiro. Atua profissionalmente como professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Manaus, atuando como formadora no programa de formação continuada de professores da secretaria municipal de educação de Manaus.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

Literatura infantil: entre a infância, a pedagogia e a arte. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 46, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n46a455. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43768. Acesso em: 5 dez. 2025.