A NATUREZA SOB A PERSPECTIVA ROMÂNTICA: TRANSFORMAÇÕES DO OLHAR

Autores

  • Ana Paula de Toledo Soares PUC-SP
  • Vera Bastazin PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a46

Palavras-chave:

natureza e literatura, romantismo, poesia e artes plásticas

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão que acompanha o deslocamento do olhar sobre a natureza, realizando um movimento do século XIX para o XX. Nosso foco de observação apoia-se em reflexões de Bornheim e em textos de Deleuze e Schelling. Selecionamos como objeto de análise, para nossa fundamentação, uma tela de Caspar David Friedrich e poemas de Walt Whitman e Alberto Caeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Toledo Soares, PUC-SP

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela PUC-SP (2012), com iniciação científica em literatura comparada: “Álvares de Azevedo e William Bouguereau: diálogo interartes”, subsidiada pelo CNPq. Atualmente, cursa o mestrado no Programa de Literatura e Crítica Literária, PUC-SP. Pesquisa com foco na estética sublime das artes do século XIX e XX - artes plásticas e poesia: “A manifestação do sublime no diálogo interartes - Caspar David Friedrich e Manoel de Barros”, subsidiada pela FAPESP.

Vera Bastazin, PUC-SP

Graduada em Língua e Literatura Francesas e Língua e Literatura Portuguesas pela PUC-SP; mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica/ Literatura, pela mesma Universidade, onde atualmente é Professora- -Associada. Participou nessa mesma Universidade, da fundação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária do qual é, atualmente, coordenadora. Ministra aulas nos cursos de Graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária. Sua atuação ocorre nas áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Portuguesa e Crítica Literária. Suas pesquisas mais recentes estão centradas no romance contemporâneo. Publicou, nos últimos anos, Mito e Poética na Literatura Contemporânea - um estudo sobre José Saramago. Ateliê Editorial, 2006, 2.ª edição/2014 (no Prelo). Em 2007, como resultado de pesquisa desenvolvida com professores de Filosofia, História e Literatura, lançou Literatura Infantil e Juvenil: uma proposta interdisciplinar. Editora Articulação Universidade/Escola; e, em 2011, Poesia Contemporânea; São Paulo: EDUC/ CAPES . Possui, também, vários ensaios, artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

SOARES, A. P. DE T.; BASTAZIN, V. A NATUREZA SOB A PERSPECTIVA ROMÂNTICA: TRANSFORMAÇÕES DO OLHAR. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 50, 9 ago. 2015.