El imaginario identitario cubano en los primeros veinte años de la República (1902-1922)
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a464Palavras-chave:
identidade, contraponto, cubano.Resumo
El presente artículo versa sobre la construcción del imaginario identitario cultural cubano en los primeros veinte años de la República desde los diálogos de continuidad y discontinuidad con la Colonia. Las polémicas o contrapunteos que se dieron en torno a la temática de la negritud como clave identitaria desde las confluencias e interinfluencias con el entramado social constituyen la agenda temática que se potencia para sumarnos en los esfuerzos por repensar el misterio de lo cubano en la órbita del Caribe.
------------------------------------------------------------------------------------------------
O IMAGINÁRIO IDENTITÁRIO CUBANO NOS PRIMEROS VINTE ANOS DA REPÚBLICA (1902-1922)
O presente artigo se ocupa da construção do imaginário identitário cultural cubano nos primeiros vinte anos da República, desde os diálogos de continuidade e descontinuidade com o período colonial. As polêmicas ou contrapontos que se produziram em torno ao tema da negritude como chave identitária desde as confluências e interinfluências com o tecido social constituem a agenda temática que tem por objetivo repensar o mistério da identidade cubana na órbita do Caribe.
---
Artigo em espanhol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.