Los intelectuales negros de América: la perspectiva cultural como base de la construcción de una subjetividad de carácter liberador (1920–1940)
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a465Palavras-chave:
intelectuais/intelectuales negros, movimentos culturais, século/siglo XX.Resumo
En este ensayo serán analizadas cuatro experiencias intelectuales basadas en la cultura, que tenían el objetivo de generar autoestima en la población negra de América. El ideal panafricano de Marcus Garvey, la poesía del movimiento Negro Renaissance de Harlem, los versos renovadores de Nicolás Guillén y el periodismo incisivo de Gustavo Urrutia coadyuvaron a construir una subjetividad negra de carácter liberador.
------------------------------------------------------------------------------------------------
O DEBATE ENTRE INTELECTUAIS AFRODESCENDENTES DE AMÉRICA: A PERSPECTIVA CULTURAL COMO BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA SUBJETIVIDADE DE CARÁTER LIBERTÁRIO (1920–1940)
Neste ensaio analisarei quatro experiências intelectuais baseadas na cultura, cujo objetivo foi gerar autoestima na população negra de América. O ideal pan-africano de Marcus Garvey, a poesia do movimento Negro Renaissance de Harlem, os versos renovadores de Nicolás Guillén e o jornalismo incisivo de Gustavo Urrutia contribuíram a construir uma subjetividade negra de caráter libertário.
---
Artigo em espanhol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.