Ficção e história na República Dominicana: tensões da literatura trujillista na literatura contemporânea

Autores

  • Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza Uni­versidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a466

Palavras-chave:

Literatura, História, Literatura Hispano-Americana, romance do trujillato.

Resumo

O artigo examina sucintamente quatro obras consideradas fundamentais para a compreensão do romance do trujillato na América Hispânica, fenômeno literário que surge a partir da ocorrência histórica da ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana. Estas narrativas têm como cerne a ficcionalização do período histórico em questão, revelando as mazelas impostas pela ditadura trujillista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza, Uni­versidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Letras, professora adjunta na área de Espanhol do Colegiado de Letras da UNIOESTE – Uni­versidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Graduação em Letras Portu­guês/Espanhol, Mestrado e Doutorado em Letras pela UNESP/ Campus de Assis. Durante o Doutorado, realizou estágio no Departamento de Filologia Espanhola da Universidad Autónoma de Madrid. É membro dos grupos de pesquisas Narrativas Estrangeiras Modernas da UNESP/ Campus de Assis-SP e Confluências da ficção, história e memória na literatura da UNIOESTE/ Campus de Cascavel-PR. Atua principalmente nas áreas de Literatura Espa­nhola e Hispano-americana Contemporâneas; Literatura, História e Memória.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

FIUZA, A. A. DE F. Ficção e história na República Dominicana: tensões da literatura trujillista na literatura contemporânea. Cadernos de Letras da UFF, v. 22, n. 45, 30 dez. 2012.