Territorialidade e negociação identitária: o questionamento do lar em <i>Brown girl, Brownstones</i>, de Paule Marshall

Autores

  • Denise Almeida Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a467

Palavras-chave:

identidade, territorialidade, Paule Marshall.

Resumo

A partir da análise da representação de migrantes afro- -caribenhos em Nova Iorque no romance Brown girl, browstones, de Paule Marshall, analiso, neste ensaio, o modo como a experiência do lugar, e em especialmente a vivência e imaginação de lar, afeta a construção identitária. Após a justificativa inicial da abordagem escolhida, defino lar e sua influência na formação das cosmologias estruturantes do indivíduo, passando, então, à análise da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Almeida Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutora em Letras pela UFRGS (2000), e professo­ra vinculada ao Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Frederico Westphalen, onde também é subcoordenadora do Programa de Pós-Gradua­ção em Letras. Suas linhas de pesquisa são Literatura,–História e Memória e Comparatismo e Processos Culturais. Além de ensaios e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais, coorganizou, com Conceição Evaristo, Literatura, história, etnicidade e educação (URI, 2011); com Marcelo Marinho e Rosani K. Umbach,–Musas na Encruzilhada, de autoria de D.- H. Pageaux (URI/ Hucitec/ UFSM, 2011), e com André Mitidieri,Texto Dramático (URI, 2010) e Machado de Assis: novos olhares (URI, 2009).

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

SILVA, D. A. Territorialidade e negociação identitária: o questionamento do lar em <i>Brown girl, Brownstones</i>, de Paule Marshall. Cadernos de Letras da UFF, v. 22, n. 45, 30 dez. 2012.