Édouard Glissant e João Guimarães Rosa: encontro de escritas, linhas de fuga

Autores

  • Henrique de Toledo Groke Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a472

Palavras-chave:

Édouard Glissant, João Guimarães Rosa, poéticas de escritura.

Resumo

Trata-se aqui de uma aproximação entre noções desenvolvidas pelo filósofo martinicano Édouard Glissant (1928-2011) em alguns de seus ensaios e o romance Grande sertão: veredas (1956) de João Guimarães Rosa (1908-1967), escritor brasileiro. Pretendi identificar algumas ressonâncias entre a escrita de ambos considerando as extrapolações de seus gêneros ‘originais”, ficção e ensaio, e como imbricam ética e estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique de Toledo Groke, Universidade de São Paulo

Mestre em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Bacharel em Letras nas habilitações Francês e Português da mesma faculdade e Licenciado em Francês pela Faculdade de Educação da mesma universidade (FEUSP). É inte­grante do grupo de estudos Criação e Crítica, dirigido por sua ex-orientadora Profa. Dra. Claudia Consuelo Amigo Pino, e planeja, em seu doutorado, con­tinuar a contribuir para a difusão da obra de Édouard Glissant.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

GROKE, H. DE T. Édouard Glissant e João Guimarães Rosa: encontro de escritas, linhas de fuga. Cadernos de Letras da UFF, v. 22, n. 45, 30 dez. 2012.