O grande imagista em <i>Vela ao crucificado:</i> um estudo sobre a linguagem do cinema

Autores

  • Thais Carvalho Fonseca Universidade Federal do Maranhão
  • Jorge Luiz Borges Bezerra Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a476

Palavras-chave:

grande imagista, Vela ao crucificado, discurso cinematográfico.

Resumo

A linguagem cinematográfica é reconhecida por sua capacidade de expressão e criatividade. Através da criação da câmera, na mostração, e da montagem, na narração, a narrativa do cinema se constrói. Em Vela ao Crucificado, um estudo do ponto de vista é capaz de perceber como o grande imagista mobiliza mecanismos de linguagem, presentes no curta do maranhense Frederico Machado, na construção de um discurso que se revela paradoxal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Carvalho Fonseca, Universidade Federal do Maranhão

Estudante de Letras na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA – dedicada à pesquisa “Cinema e Literatura em Vela ao Crucificado” para Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, Mestranda no Programa de Pós­-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, PGCULT–UFMA. Participou do Projeto de Extensão “Letras no Cinema”, coordenado pela professora Ms. Maria Sílvia Antunes Furtado, no departa­mento de Letras da UEMA, com duração de um ano, voltado para trabalhos em torno de adaptações cinematográficas de obras literárias.

Jorge Luiz Borges Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Teoria Literária pela Universidade de Brasília –UNB– e professor do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

FONSECA, T. C.; BEZERRA, J. L. B. O grande imagista em <i>Vela ao crucificado:</i> um estudo sobre a linguagem do cinema. Cadernos de Letras da UFF, v. 22, n. 45, 30 dez. 2012.