Perguntas na sala de aula: uma classificação textual-interativa

Autores

  • José Carlos Lima dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Andréia Silva Araujo Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Meister Ko Freitag Universidade Fede­ral de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a478

Palavras-chave:

estratégias interrogativas, sala de aula, prática discursiva.

Resumo

Este texto apresenta uma análise do uso das perguntas na sala de aula numa perspectiva textual-interativa. Partimos da revisão de estudos que tratam de estratégias interrogativas na fala a fim de elaborarmos uma proposta de classificação destas no discurso de sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Carlos Lima dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
    Graduado em Letras pela Universidade Es­tadual de Alagoas (UNEAL) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, é professor de ensino médio da Secretaria Es­tadual de Educação, Cultura e Desporto do Estado de Alagoas e professor substituto da Universidade Federal de Alagoas.
  • Andréia Silva Araujo, Universidade Federal de Sergipe
    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é mestranda em Letras na mesma instituição, com bolsa da FAPITEC.
  • Raquel Meister Ko Freitag, Universidade Fede­ral de Sergipe
    Graduada em Letras, Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmen­te, é professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Fede­ral de Sergipe (UFS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Perguntas na sala de aula: uma classificação textual-interativa. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 22, n. 45, 2012. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2012n45a478. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43793. Acesso em: 6 dez. 2025.