COBERTURAS E IDENTIDADES: UMA REFLEXÃO SEMIÓTICA SOBRE A MÁSCARA EM ENSOR

Autores

  • Vivian Mendes Lopes UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a48

Palavras-chave:

máscara, semiótica, identidade

Resumo

O trabalho discute o papel da máscara na pintura de Ensor, sobretudo a maneira como o componente identitário – velado e (re)construído por essa figura – participa da estrutura discursiva em que esta se apresenta. A reflexão é conduzida à luz da semiótica greimasiana e de um modelo semiótico de identidade (LANDOWSKI, 2002), que é aplicado à análise da obra A Intriga.

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Biografia do Autor

  • Vivian Mendes Lopes, UFF

    Graduada em Licenciatura Português Inglês e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2008). Cursou doutorado em Estudos de Linguagem também pela Universidade Federal Fluminense (2014). Realizou estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Sydney, Austrália (2012), onde desenvolveu o aprofundamento metodológico de sua tese, a qual teve como foco a abordagem da questão da indeterminação no discurso em língua estrangeira (hiato entre querer e conseguir dizer) e suas implicações identitárias (relação sujeito-discurso), no enquadre do Funcionalismo Sistêmico (abordagem sociossemiótica da linguagem).

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Publicado

2015-08-09

Como Citar

COBERTURAS E IDENTIDADES: UMA REFLEXÃO SEMIÓTICA SOBRE A MÁSCARA EM ENSOR. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 25, n. 50, 2015. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2015n50a48. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43795. Acesso em: 7 dez. 2025.