EFEITO DA LACUNA PREENCHIDA E PLAUSIBILIDADE SEMÂNTICA NO PROCESSAMENTO DE FRASES EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Marcus Maia UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a5

Palavras-chave:

Construções QU, Efeito da Lacuna Preenchida, Rastreamento Ocular

Resumo

Investiga-se o efeito da lacuna preenchida (ELP) em português brasileiro através de experimentos de rastreamento ocular e de leitura automonitorada. Os resultados detectam a presença do ELP e indicam que o parser atua de modo estritamente sintático em sua fase inicial. As medidas das fases finais integrativas dos dois experimentos são divergentes e motivam uma discussão sobre efeitos do tipo good-enough.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Maia, UFRJ

Professor associado IV de Linguística da UFRJ (Departamento de Linguística) e Pesquisador 1C do CNPq. Coordenador do Programa de pós-graduação em Linguística (POSLING/UFRJ) desde 2010. Doutor em Lingüística pela University of Southern California, USC (1994). Pós-doutorado na área de Processamento de Frases na City University of New York - CUNY (2004). Coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Psicolingüística Experimental - LAPEX (UFRJ/CNPq), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, em 2001. Professor visitante na University of Massachusetts, Amherst em 2012/1. Pesquisa e orienta nas áreas de Psicolinguística, Teoria Gramatical e Línguas Indígenas Brasileiras. Entre outros trabalhos, publicou os livros “Aspectos Tipológicos da Língua Javaé” (LincomEuropa,1998), Manual de Linguística (MEC/UNESCO, 2007) e organizou os livros Processamento da Linguagem (com Ingrid Finger, em 2005) e Papers in Psycholinguistics (com Aniela França, em 2010).

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

MAIA, M. EFEITO DA LACUNA PREENCHIDA E PLAUSIBILIDADE SEMÂNTICA NO PROCESSAMENTO DE FRASES EM PORTUGUÊS BRASILEIRO. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 49, 30 dez. 2014.