TRADIÇÕES DISCURSIVAS – CONCEITO, HISTÓRIA E AQUISIÇÃO

Autores

  • Célia Regina dos Santos Lopes UFRJ
  • Mariangela Rios de Oliveira UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n50a51

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

Livro resenhado:

LONGHIN, Sanderléia Roberta. Tradições discursivas – conceito, história e aquisição. Série Leituras introdutórias em linguística – volume 4. São Paulo: Cortez, 2014. 132

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina dos Santos Lopes, UFRJ

Professora de língua portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se doutorou em 1999. É bolsista do CNPq e atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Fez, com bolsa Capes, pós-doutoramento na Universität Tübingen na Alemanha em 2010, sob supervisão de Johannes Kabatek. Tem experiência em Sociolinguística Histórica e publica livros, capítulos e artigos científicos nas seguintes áreas: história do português, gramaticalização, sistema pronominal do português e mudança nos pronomes pessoais de 1ª e 2ª pessoas.

Mariangela Rios de Oliveira, UFF

Professora de língua portuguesa da Universidade Federal Fluminense e atua nas áreas de Funcionalismo e Teoria e Análise Linguística. Tem pós-doutorado, com bolsa Capes, em Portugal, sob supervisão de Hanna Batoréo. É coordenadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática e do GT Descrição do Português da ANPOLL. É editora da Revista Gragoatá e pesquisadora do CNPq e da Faperj. Tem publicado artigos, capítulos de livro e coletâneas com resultados de sua pesquisa sobre a morfossintaxe do português, na interface funcionalismo x cognitivismo, a partir da abordagem construcional da mudança linguística.

Downloads

Publicado

2015-08-09

Como Citar

LOPES, C. R. DOS S.; OLIVEIRA, M. R. DE. TRADIÇÕES DISCURSIVAS – CONCEITO, HISTÓRIA E AQUISIÇÃO. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 50, 9 ago. 2015.