A autoridade clássica em ‘Fatalidade”, de Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n56a523Palavras-chave:
Guimarães Rosa, Homero, Platão.Resumo
Análise do conto ‘Fatalidade”, de Primeiras Estórias, centrada nas referências implícitas e explícitas à cultura grega, desde intertextos com Homero até a reverberação de passagens dos diálogos platônicos. A recepção do universo clássico no conto trabalha com o topos da determinação humana e divina sobre o destino e vale-se da dicotomia entre a ordem física (physis) e o estabelecimento das leis (nomoi).
---
Downloads
Referências
GUIMARÃES ROSA, João. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: José Olimpio, 1981 (12ª Ed.)
HARDWICK, L. Reception studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. O léxico de Guimarães Rosa. São Paulo: Editora EDUSP. 2008 (3ª Ed.)
PACHECO, Ana Paula. O lugar do Mito: narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa. São Paulo: Nankin, 2006.
- PLATÃO. ‘Protágoras”. In: Protagoras, Gorgias e Fedão. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belem: EDUFPA, 2002. (2ª Ed.)
RONCARI, Luiz. Literatura e engajamento: ensaios sobre João Guimarães Rosa, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
RONCARI, Luiz. ‘A figura do narrador nas Primeiras estórias, de Guimarães Rosa”. In: Dino Preti e seus temas: oralidade, literatura, mídia e ensino. São Paulo: Cortez, 2001.
RÓNAI, Paulo. ‘Os vastos espaços”. In: Guimarães Rosa, João. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: José Olimpio, 1981 (12ª Ed.).
WERNER, Christian. ‘Afamada estória: “Famigerado’ (Primeiras estórias) e o canto IX da Odisseia”. Nuntius Antiquus v. 8.1, 2012, p. 29-50.
WERNER, Christian. ‘Mire veja: uma fórmula em Grande sertão: veredas”. Aletria v.26, n.1, 2016, p. 177-194.
WERNER, Christian. ‘A anta e o valentão: leitura da Ilíada em “Fatalidade’ de J. Guimarães Rosa”. Conferência apresentada em agosto de 2013 (texto entregue para publicação de livro organizado por Maria Cecília Coelho a partir do ‘Seminário Internacional Archai: Deuses, homens e heróis – entre gregos & baianos”). Disponível em:https://www.academia.edu/5943966/A_anta_e_o_valent%C3%A3o_leitura_da_Il%C3%ADada_em_Fatalidade_de_J._Guimar%C3%A3es_Rosa. Acessado em 12/09/2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.