O pessimismo metaliterário de Pérsio
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n56a535Palavras-chave:
Pérsio, sátira, crítica literária.Resumo
O traço cômico que leva ao questionamento e à crítica sempre fez parte da alma romana. Porém, um criticismo literário se solidificaria a partir dos gêneros influenciados pelo helenismo crescente desde o final da República. Não por acaso, o direito de crítica, já enterrado por leis, somou-se ao avanço literário, e através das sátiras, como a de Pérsio aqui analisada, cria uma nova linha de crítica literária.
---
Downloads
Referências
HORACE. Satires, Epistles and Ars Poetica. Ed. and trans.by H. Rushton Fairclough. Loeb Classical Library. London: William Heinemann Ed., 1942.
JUVENAL, PERSIUS Et. Satires. Trans. G. G. Ramsay. Loeb Classical Library. London: William Heinemann Ed., 1928.
MARTIN, Rene; GAILLARD, Jacques. Les Genres Litteraisres à Rome. 2ª ed. Paris: Nathan Editions, 1990.
PERSIUS FLACCUS, A. The Satires. Translated by John Conington, Ed. By H. Nettleship. London: Macmillan and Co Publishers, 1872.
QUINTILIAN. Institutio Oratoria. Vol. I - IV. Translation and notes H.A. Butler. Cambridge: Harvard University Press, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.