Machado de Assis, autor-operário: sobre os temas clássicos presentes em Ressurreição
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n56a568Palavras-chave:
Cultura Clássica, Recepção, Machado de Assis.Resumo
O presente trabalho busca analisar a presença de temas da cultura greco-romana inscritos no romance Ressurreição, de Machado de Assis. Para tal, identificamos elementos dialógicos presentes na obra, a fim de discutir como tais elementos são ressignificados, articulando-se como um repertório importante para o desenvolvimento do projeto de literatura nacional pensado pelo autor.
---
Downloads
Referências
___. Notícia da atual literatura brasileira – Instinto de nacionalidade. In: __. ASSIS, Machado de. Obra completa. v. 3. Poesia, Crônica, Crítica, Miscelânea e Epistolário. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006a, pp. 803-809.
___. Obra completa. v. 1. Romances. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006b.
BARRETO FILHO. O Romancista. In: __. ASSIS, Machado de. Obra completa. v. 1. Romances. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 97-114.
BRANDÃO, J. L. A Grécia de Machado de Assis. In: MENDES, Eliana Amarante de Mendonça; OLIVEIRA, Paulo Motta; BENN-IBLER, Veronika. O novo milênio: interfaces lingüísticas e literárias. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001. p. 351-374.
BURKERT, Walter. Mito e mitologia. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Edições 70, 2001.
COUTINHO, Afrânio. Estudo crítico: Machado de Assis na literatura brasileira. In: __. ASSIS, Machado de. Obra completa. v. 1. Romances. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 23-65.
GOMES. E. Machado de Assis. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1958.
MASSA, Jean-Michel. A juventude de Machado de Assis. Tradução de M. A. de M. Matos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
___. Jean-Michel. A biblioteca de Machado de Assis. In: __. JOBIM, José Luís (org.). A biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001, p. 21-97.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.