PL Nº 867/2015: UMA BREVE ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO DISCURSO DA ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Alisson França Santos Universidade Federal Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a665

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Escola sem partido, Processos de subjetivação

Resumo

Tendo como objeto o PL nº 867/2015, que possui, dentre outras propostas, a fixação de cartazes intitulados ‘deveres do professor” em todas as salas de aula, o objetivo de nosso trabalho consiste em compreender os processos de subjetivação que subjazem o discurso em análise. Para tanto, utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso com base nos postulados de Pêcheux ([1975]1997) e Foucault ([2014]1970, [2010]1975).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

__________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. 38ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, [1975] 2010.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimento. Campinas, SP: Pontes, 6ª ed. 2005.

PÊCHEUX, Michel. [1975] Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Pucinelli Orlandi et al. 4ª ed. Campinas, SP: editor da Unicamp, 2009.

__________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

Deveres do professor. Disponível em: <http://www.programaescolasempartido.org>. Acessado em 18 de maio de 2018.

MICHAELIS: Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. Disponível em: <.https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/cooptar>. Acessado em 20 de dezembro de 2018

PROJETO DE LEI N.º 867, DE 2015. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf>. Acessado em 20 de dezembro de 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

SANTOS, A. F. PL Nº 867/2015: UMA BREVE ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO DISCURSO DA ESCOLA SEM PARTIDO. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 49-62, 21 dez. 2019.