O jornalismo na era digital e as fake news
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a670Palavras-chave:
Imprensa, jornalismo digital, notícias falsasResumo
Neste artigo, apresentamos uma reflexão a respeito do jornalismo e da prática de fake news, relacionando-os pelo aparato digital, a fim de problematizar os efeitos de verdade produzidos no discurso. A partir dos procedimentos teórico-metodológicos da Análise de discurso de tradição francesa, foi possível entender melhor a relação do sujeito com a produção de notícias falsas pela discursividade digital.
Downloads
Referências
DIAS, C. P. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
HERNANDES, N. Análise da edição 1533. In: HERNANDES, N. A revista Veja e o discurso do emprego na globalização. Salvador: Edufba, 2004. p. 87-140.
LEVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARIANI, B. S. C. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922-1989). Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas: UNICAMP, 1996.
NUNES, S. R. A geometrização do dizer no discurso do infográfico. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2012.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso – uma crítica a afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: UNICAMP, 1995.
RAMONET, I. Meios de Comunicação: um poder a serviço de interesses privados?. In: MORAES, D. (Org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 64.
SILVEIRA, J. 2015. Rumor(es) e humor(es) na circulação de hashtags do discurso político ordinário no Twitter. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá: UEM, 2015.
SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.