O jornalismo na era digital e as fake news

Autores

  • Gustavo Haiden Lacerda Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a670

Palavras-chave:

Imprensa, jornalismo digital, notícias falsas

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão a respeito do jornalismo e da prática de fake news, relacionando-os pelo aparato digital, a fim de problematizar os efeitos de verdade produzidos no discurso. A partir dos procedimentos teórico-metodológicos da Análise de discurso de tradição francesa, foi possível entender melhor a relação do sujeito com a produção de notícias falsas pela discursividade digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Haiden Lacerda, Universidade Estadual de Maringá

Graduando em Letras (UEM) e bolsista do CNPq.

Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Linguística Aplicada e professora do departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

DIAS, C. P. A discursividade da rede (de sentidos): a sala de bate-papo hiv. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2004.
DIAS, C. P. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
HERNANDES, N. Análise da edição 1533. In: HERNANDES, N. A revista Veja e o discurso do emprego na globalização. Salvador: Edufba, 2004. p. 87-140.
LEVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARIANI, B. S. C. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922-1989). Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas: UNICAMP, 1996.
NUNES, S. R. A geometrização do dizer no discurso do infográfico. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 2012.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso – uma crítica a afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: UNICAMP, 1995.
RAMONET, I. Meios de Comunicação: um poder a serviço de interesses privados?. In: MORAES, D. (Org.). Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 64.
SILVEIRA, J. 2015. Rumor(es) e humor(es) na circulação de hashtags do discurso político ordinário no Twitter. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá: UEM, 2015.
SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

LACERDA, G. H.; DIAS DI RAIMO, L. C. F. O jornalismo na era digital e as fake news. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 133-146, 18 dez. 2019.