FAKE NEWS: UM EXAME SEMIOLINGUÍSTICO DA DESINFORMAÇÃO EM AMBIENTES SÓCIO-INTERATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Alexandre Henrique dos Santos Monteiro UFF (Mestrando)
  • ILANA DA SILVA REBELLO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a676

Palavras-chave:

Semiolinguística, Visadas, Fake News.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de examinar, sob a luz da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, em uma postagem de facebook, as intencionalidades psico-sócio-discursivas que determinam as orientações discursivas expressas pelas visadas, bem como os procedimentos de construção enunciativa de ordem linguística que explicitam os diferentes tipos de relações do ato enunciativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Henrique dos Santos Monteiro, UFF (Mestrando)

Possui graduação em Letras - Português e Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e Professor I - Secretaria Municipal de Educação/ Duque de Caxias, com larga experiência na área de ensino de Língua Portuguesa com ênfase em concursos públicos.

ILANA DA SILVA REBELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Adjunta IV 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Está vinculada, como Professora Colaboradora, à linha de pesquisa Teorias do texto, do Discurso e da Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. Coordena o Projeto de Iniciação à Docência, vinculado ao Instituto de Letras/UFF e é coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa UFF (Quadriênio 2015-2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita. E-mail: ilanarebello@id.uff.br Endereço lattes: htt p://lattes.cnpq.br/3408468123212172.

Referências

BRETON, Philippe. A manipulação da palavra. Trad. Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
CHARAUDEAU, P. A conquista da opinião Pública: Como o discurso manipula as escolhas políticas. Trad. Ângela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.
------. Linguagem e discurso. Coord. Trad. Ângela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado. São Paulo. Contexto, 2008
------. Discurso das mídias. Trad. Ângela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.
------. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. e MELLO, R. (Org.) Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso – FALE/UFMG, 2004, p. 13-39.
------. Une analyse sémiolinguistique du discours. In: Langages nº 117, Les analyses du discours en France. Paris, Larousse, mars 1995.
CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda política e manipulação. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros digitais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A e XAVIER, A.C. (Org.) Hipertexto e Gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

MONTEIRO, A. H. DOS S.; REBELLO, I. D. S. FAKE NEWS: UM EXAME SEMIOLINGUÍSTICO DA DESINFORMAÇÃO EM AMBIENTES SÓCIO-INTERATIVOS DIGITAIS. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 33-47, 21 dez. 2019.