FAKE NEWS: UM EXAME SEMIOLINGUÍSTICO DA DESINFORMAÇÃO EM AMBIENTES SÓCIO-INTERATIVOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a676Palavras-chave:
Semiolinguística, Visadas, Fake News.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de examinar, sob a luz da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, em uma postagem de facebook, as intencionalidades psico-sócio-discursivas que determinam as orientações discursivas expressas pelas visadas, bem como os procedimentos de construção enunciativa de ordem linguística que explicitam os diferentes tipos de relações do ato enunciativo.Downloads
Referências
CHARAUDEAU, P. A conquista da opinião Pública: Como o discurso manipula as escolhas políticas. Trad. Ângela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.
------. Linguagem e discurso. Coord. Trad. Ângela M. S. Corrêa & Ida Lúcia Machado. São Paulo. Contexto, 2008
------. Discurso das mídias. Trad. Ângela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.
------. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. e MELLO, R. (Org.) Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso – FALE/UFMG, 2004, p. 13-39.
------. Une analyse sémiolinguistique du discours. In: Langages nº 117, Les analyses du discours en France. Paris, Larousse, mars 1995.
CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda política e manipulação. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros digitais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A e XAVIER, A.C. (Org.) Hipertexto e Gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.