#FATO OU #FAKE: EFEITOS DE VERDADE E A POLÍTICA DO SILÊNCIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a686Palavras-chave:
sentidos, efeitos de verdade, silêncio.Resumo
O objetivo desse artigo é analisar os processos de produção de sentido, circulação e checagem de fake news. Consideramos que o funcionamento de paráfrases discursivas das notícias falsas produzidas por sujeitos dispersos permitem a produção de um efeito de verdade e o apagamento de sentidos outros.
Downloads
Referências
BARONAS, R. L. Apresentação. In: SWIFT, J. A arte da mentira política: precedido pelo texto ‘O mentir verdadeiro” de Jean-Jacques Courtine. Campinas: Pontes, 2006.
COURTINE, J-J. O mentir verdadeiro. In: SWIFT, J. A arte da mentira política: precedido pelo texto ‘O mentir verdadeiro” de Jean-Jacques Courtine. Campinas: Pontes, 2006.
DENICOLI, S. ‘No Brasil, esta pode ser a eleição das fake news” diz especialista brasileiro em análise de dados. Entrevista concedida a Marta Santos Silva. Eco, 06/10/2018. https://eco.sapo.pt/entrevista/no-brasil-esta-pode-ser-a-a-eleicao-das-fake-news-diz-especialista-brasileiro-em-analise-de-dados/
DIAS, C. A análise do discurso digital: um campo de questões. Caderno de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 10, p. 8-20, 2016.
FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas [1973]. Tradução Eduardo Jardim e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2013.
MARIANI, B. Discursividades prêt-à-porter, funcionamento de fake news e processos de identificação. Entremeios. Seção Estudos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre (MG), v. 17, p. 3-18, jul. - dez. 2018. http://www.entremeios.inf.br/index.php?entremeios=current
ORLANDI, E. Texto e discurso. Organon, Porto Alegre, Rev. do Inst. Letras/UFRGS, v. 9, n. 23, p. 63-68, 1995.
ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2012.
ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos [1990]. 4ª reimpressão da 6ª edição. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio [1975]. Tradução Eni P. Orlandi. 5ª edição. Campinas, SP: Unicamp, 2014a .
PÊCHEUX, M. [1979]. Foi ‘propaganda” mesmo que você disse?. In. ORLANDI, E. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas, SP: Pontes, 2014b.
PEREIRA, A. L.; QUEIROZ, M. C., RAPOSO, T. A. Desafios, vivências e experiências em sala de aula: as propagandas nazistas. In: Congresso Nacional de Práticas Educativas, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. http://www.editorarealize.com.br/revistas/coprecis/trabalhos/TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1009_14092017235704.pdf
PETROLA, J. I. Fake news e a disputa entre grande imprensa e redes sociais na campanha eleitoral de 2018 no Brasil. In: COSTA, C.; BLANCO, P. (Orgs). Liberdade de Expressão e campanhas eleitorais – Brasil 2018. São Paulo: ECA-USP, 2019, p. 110-136. http://www.obcom-usp.com.br/ebook_eleicoes/ebook0.html
SWIFT, J. A arte da mentira política: precedido pelo texto ‘O mentir verdadeiro” de Jean-Jacques Courtine. Campinas: Pontes, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.