Fake News e Democracia: Contribuições da Semiótica Discursiva acerca da Verdade e da Informação na Internet
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a688Palavras-chave:
fake news, semiótica discursiva, regimes de crençaResumo
As fake news consistem em procedimento de propagação de conteúdos falsos em que o apagamento ou a dissimulação da autoria representa estratégia comum para a eficácia da comunicação. O reconhecimento de seu impacto nos meandros democráticos exige das teorias do discurso um esforço de compreensão do fenômeno. O presente trabalho discute a problemática a partir do arcabouço teórico-metodológico da semiótica discursiva.
Downloads
Referências
CALIL, Lucas. Que das trevas se faça luz: a fratura e renascimento do cânone. Tese de Doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. 2019.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
FONTANILLE, Jacques. Formes de vie. Liège: Presses Universitaires de Liège, 2015.
______________. Práticas semióticas: imanência e pertinência, eficiência e otimização. In: PORTELA, J. C.; DINIZ, M. L. V. P. (orgs.). Semiótica e Mídia: textos, práticas e estratégias. Bauru: UNESP/FAAC, 2008. p. 15-74.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: Ensaios semióticos. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Contexto: São Paulo, 2013.
MANCINI, Renata. A enunciação tensiva em diálogo. Estudos semióticos, 15: 64-87, São Paulo, 2019.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos. Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola, 2009.
ZARKHAROV; et al. Few-Shot Adversarial Learning of Realistic Neyral Talking Head Models. Cornell University, https://arxiv.org/abs/1905.08233, 26/05/2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.