A MANIPULAÇÃO INFORMATIVA E SEU MODUS OPERANDI NO ENQUADRAMENTO IDEOLÓGICO NAS REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a689Palavras-chave:
, frames, framing, reframingResumo
O presente estudo lança luz na questão do processo manipulativo de informações veiculadas nas redes sociais através do processo de framing e reframing. A partir de uma abordagem qualitativa, o artigo apresenta o modo como o fluxo de informações veiculadas por fake news nas redes sociais se efetiva no sentido da construção, desconstrução e reconstrução de frames.Downloads
Referências
BYBEE, Joan Lea. Language, Usage and Cognition. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2011. p.264.
AUTOR, 2016.
AUTOR, 2017.
AUTOR, 2015a.
AUTOR, 2015b.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1977. p.168.
LAKOFF, G. The contemporary theory of metaphor. In D. Geeraerts (Ed.), Cognitive linguistics: Basic readings (pp. 185-238). Berlin: Mouton de Gruyter, 2006.
LAKOFF, George. Don't Think of an Elephant!: Know Your Values and Frame the Debate: the Essential Guide for Progressives. 1st Ed. White River Junction: Chelsea Green Pub. Co., 2004. p.168.
LAKOFF, George. The Political Mind: Why You Can't Understand 21st-Century American Politics with an 18th-Century Brain. New York: Viking, 2008. p.316.
SILVERMAN, David. Doing qualitative research: a practical handbook. London: Sage Publications, 2005. p.416.
WENDLAND, Ernst Richard. Framing the Frames: A Theoretical Framework for the Cognitive Notion of ‘Frames of Reference.”Journal of Translation. n.6, v.1: 27-50. Texas: SIL international, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.