GOSTO, LOGO ACREDITO: O FUNCIONAMENTO COGNITIVO-ARGUMENTATIVO DAS FAKE NEWS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a693

Palavras-chave:

fake news, dissonância cognitiva, argumentação política

Resumo

O objetivo deste artigo é o de empreender, em tempos de forte radicalização política e conflito, um estudo de caso em que se observa a ocorrência de dissonância cognitiva (Festinger, 1962) própria ao fenômeno das fake news. Para tanto, algumas estratégias cognitivas, tal como a de (re)enquadramento cognitivo (Breton, 1999), será analisada a fim de verificar a construção discursiva das notícias falsas. 

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Biografia do Autor

Rodrigo Seixas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bacharel em Negociações Internacionais e Licenciado em Letras, pesquisa discurso, argumentação e retórica, inclinando-se, sobretudo, ao discurso político e à cognição política.

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Publicado

2019-12-21

Como Citar

SEIXAS, R. GOSTO, LOGO ACREDITO: O FUNCIONAMENTO COGNITIVO-ARGUMENTATIVO DAS FAKE NEWS. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 279-295, 21 dez. 2019.