O testemunho de uma experiência humana: uma análise enunciativa

Autores

  • Márcio Battisti Universidade de Passo Fundo
  • Claudia Stumpf Toldo Oudeste Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a697

Resumo

Neste estudo, tomamos como instrumento de análise a teoria da enunciação apresentada na obra de Émile Benveniste (2006) e o pensamento filosófico de Giorgio Agamben (2008), no que diz respeito à noção de testemunha para descrevermos a relação entre linguagem, homem e língua no processo de construção de um testemunho sobre um caso de agressão a uma professora catarinense, ocorrido em 2017.  

Palavras-chave: Enunciação; testemunha; discurso político. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Battisti, Universidade de Passo Fundo

Possui Graduação e Mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras/UPF, na área de concentração Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso, sob a orientação da professora Drª. Claudia Stumpf Toldo Oudeste. Realiza estudos na área de Linguística, com ênfase na Linguística da Enunciação, dedicando-se, principalmente, a teoria da enunciação descrita por Émile Benveniste.

Claudia Stumpf Toldo Oudeste, Universidade de Passo Fundo

rofessora tempo integral de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Possui Graduação em Letras pela UPF/RS (1990), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela PUC/MG (1992), Mestrado em Letras (Área de concentração: Teorias do texto e do Discurso) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Pós-doutorado em Linguística, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com bolsa CAPES. Atualmente é supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame. Na UPF, atua como professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Graduação em Letras e professora/orientadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras, da mesma Universidade. Realiza estudos na área da Linguística, com ênfase na Linguística da Enunciação, e Linguística do Texto, dedicando-se - principalmente ? ao estudo dos seguintes temas: enunciação (teorias de Émile Benveniste), ensino de língua materna, abordando questões referentes ao ensino da leitura, da produção textual e da sintaxe. Foi Coordenadora Institucional do Pibid/UPF - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/PPGL. É pesquisadora e bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPQ.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

BATTISTI, M.; STUMPF TOLDO OUDESTE, C. O testemunho de uma experiência humana: uma análise enunciativa. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 191-203, 21 dez. 2019.