FAKE NEWS: DISCREPÂNCIA DE SENTIDOS E EFEITOS SOBRE AS RESISTÊNCIAS

Autores

  • Evandra Grigoletto Universidade Federal de Pernambuco
  • Helson Flávio da Silva Sobrinho Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a717

Palavras-chave:

Análise do Discurso

Resumo

Fundamentado na Análise do Discurso pecheuxtiana, este artigo analisa, pelo viés da resistência, as discrepâncias de sentidos presentes em fake news que circularam durante a campanha eleitoral de 2018. Marcadas por equívocos e contradições, as fake news, inscritas no universo dos discursos não estabilizados logicamente, funcionam no sentido de criar obstáculos, frear as resistências do sujeito ao poder dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandra Grigoletto, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1997). Realizou mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente, é professora Associada I da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na graduação presencial e à distância e no Programa de Pós-Graduação em Letras desta Universidade. É líder do NEPLEV (Núcleo de Pesquisas em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual) e participa, como pesquisadora, do GEPAD (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, no período de 2010 a 2014 e coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL, no biênio 2016-2018. Coordenou também, em 2017, o programa PIBID "A leitura em linguagens diversas". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, mídia, novas tecnologias, religião, divulgação científica.

Helson Flávio da Silva Sobrinho, Universidade Federal de Alagoas

É doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2006) com sanduíche no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP. E possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Professor de Semântica, Teoria Linguística, Análise do Discurso, Profissão Docente e Leitura e produção textual em Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFAL onde atua na Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) e no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ministrando aulas, realizando pesquisas e orientando alunos de TCC, iniciação científica, mestrado e doutorado. É membro associado da ABRALIN, GEL, GELNE, e na ANPOLL participa do GT Análise do Discurso. Foi vice-coordenador do curso de Graduação em Letras, vice-diretor da Faculdade de Letras (FALE-UFAL), foi membro do Colegiado do PPGLL, foi membro do Comitê Assessor de Pós-Graduação da UFAL. Exerceu a função de Coordenador de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP-UFAL) 2016-2018. Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da FALE-UFAL, do colegiado ProfLetras, do Colegiado da Graduação (Português), primeiro secretário da Abralin (2017-2019). Tem experiência nas áreas de Linguística, Análise do Discurso (AD), Sociologia e Educação. Suas pesquisas abordam principalmente os seguintes temas: Discurso, Língua, Velhice, Sociedade, Mídia, Educação e desenvolve pesquisas teóricas sobre a relação Análise do Discurso e Materialismo Histórico e Dialético.

Referências

ADORNO, G; SILVEIRA, J. da. Pós-verdade e fake news: equívocos do político na materialidade digital. In: Anais do Sead. Recife, 2017, p. 1-6. Disponível em: http://www.anaisdosead.com.br/8SEAD/SIMPOSIOS/SIMPOSIO%20V_GAdorno%20e%20JSilveira.pdf. Acesso em 10 jul. 2019.
MARIANI, B.. Discursividades prêt-à-porter, funcionamento de fake news e processos de identificação. Entremeios: revista de estudos do discurso. Vol. 17: 3-18, Pouso Alegre, jul. - dez. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20337/ISSN2179-3514revistaENTREMEIOSvol17pagina3a18
PÊCHEUX, M. [1979] Foi ‘propaganda” mesmo que você disse? In: Análise de discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi. 2ª ed., Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p. 73 - 92.
______. [1984]. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Décalages. Vol 1: Issue 4, p. 1-22, 2014. Disponível em: https://scholar.oxy.edu/decalages/vol1/iss4/15/
______. [1983]. O discurso: estrutura ou acontecimento. 3º ed., Campinas, SP: Pontes, 2002.
______. [1978]. Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês: início de uma retificação. In: Semântica e Discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

GRIGOLETTO, E.; SILVA SOBRINHO, H. F. DA. FAKE NEWS: DISCREPÂNCIA DE SENTIDOS E EFEITOS SOBRE AS RESISTÊNCIAS. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 97-113, 21 dez. 2019.