Os elos entre memória e teatro: a recepção da performance e o grupo giz-en-scène
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2020n60a764Palavras-chave:
Memória, Teatro, Giz-en-ScèneResumo
O presente trabalho aborda três elementos da teoria da Recepção da Performance (HALL, 2010), mimese, memória e psique, para discutir algumas evidências nas apresentações do grupo teatral Giz-en-Scène e a importância que os processos mnemônicos têm, há séculos, enquanto partes constitutivas da arte dramática.
Downloads
Referências
CICERO. M. Tullius Cicero: Tusculanae Disputationes. Ed. M. Pohlenz. Leipzig: Teubner, 1918.
EURIPIDES. Bakkhai. Trad. Reginald Gibbons. Introd. Charles Segal. New York: Oxford University Press, 2001.
FAVORINI, A. Memory in play: from Aeschylus to Sam Shepard. New York: Palgrave MacMillan, 2009.
HALL, E.; HARROP, S. (Org.) Theorising Performance. Greek Drama, Cultural History and Critical Practice. Great Britain: Duckworth, 2010.
HESIOD. Theogony and Work and Days. Trad. Catherine Schlegel e Henry Weinfield. Michigan: Michigan University Press, 2006.
HESÍODO. Teogonia. A origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
VERNANT, J-P; VIDAL-NAQUET, P. Mito e tragédia na Grécia antiga. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.